O Programa LED

O LED on Values é um Programa de Literacia Social dirigido à comunidade educativa:

  • alunos do Jardim de Infância ao Secundário;
  • pais/encarregados de Educação;
  • professores;
  • dirigentes escolares.

Num contexto de crescente complexidade de percursos e destinos em rede e num cenário de caminhos cruzados e de perspectivas difusas sobre o amanhã, o LED on Values propõe-se a dar visibilidade a esta rede com leds que, apesar de pequenos, na dinâmica da experiência partilhada entre as crianças e jovens num contexto de aprendizagem, trazem grande visibilidade aos caminhos cruzados que elas terão de enfrentar.

O LED mostra a cada aluno “por onde vai” e estimula, através da experiência, a interiorização de valores para a formação do seu carácter.

Ao professor fornece uma nova valência pedagógica, de rigor científico validado, que lhe permite diversificar as estratégias educativas, criando aulas com a adesão dos alunos e uma gestão pedagógica diferenciada, mais articulada e potenciadora do enriquecimento e valorização curricular.

Na comunidade escolar de hoje, o LED on Values é a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. É o ancoradouro que assegura a carga luminosa e orientadora dos LED’s.

Os objectivos do Programa LED on Values:

  • Revalorizar a Escola como espaço de Aprendizagem Social, inclusivo dos dirigentes, professores, auxiliares, alunos, famílias e demais actores da comunidade;

  • Promover uma Cultura de Carácter, Valores e Cidadania nos territórios onde é implementado através de um programa local de Educação para Valores na comunidade escolar;

  • Generalizar um programa que forma, treina, monitoriza e avalia competências pessoais, sociais e cívicas;

  • Formar Educadores com base num referencial de competências da Educação para Valores;

  • Medir o impacto do LED:
    • na aquisição de competências;
    • no comportamento pro-social;
    • no desempenho escolar dos beneficiários.

Aprender Descobrindo – a aprendizagem experiencial

É uma perspectiva alargada que sublinha as experiências que favorecem a aprendizagem autêntica como base necessária para uma aquisição de competências importantes para o desenvolvimento humano.

Não existe aprendizagem sem acção e acção sem aprendizagem.

O Programa LED on Values, integrando em pleno esta metodologia na Educação para Valores orientada para crianças e jovens, dá-lhes a possibilidade de analisar, interpretar e compreender a partir de novas perspectivas, os temas mais estruturantes do seu carácter, centrando-se em actividades desafiantes que proporcionam uma forte componente emocional, guiadas pelo educador como elemento facilitador.

Valores Universais
Fundação de Competência

Individual <-> Universal

  • Processo não-dissociativo.
  • Permite realização pessoal e crescimento civizilacional.
  • Interacção entre totalidade e unicidade.
  • Um sistema ético interno e universal que conduz racionalmente cada individuo à felicidade – a aspiração universal última.

“(o amor é) o valor supremo em torno do qual todos os valores morais podem ser integrados um sistema ético válido para toda a humanidade”

Pitirim Sorokin,
Sociólogo de Harvard

As Competências a Descobrir

O LED on Values segue um referencial de competências a desenvolver nas crianças e jovens que se estrutura em três grandes áreas de Competências – as Pessoais, as Sociais e as Cívicas.

Os exercícios e jogos pedagógicos, organizados por estas três áreas de competências, promovem a excelência pessoal, profissional e cívica dos cidadãos de amanhã. O domínio das competências-chave das três áreas referidas é atingido pela mestria de determinados Valores.

Competências Pessoais – Orientar Bússolas

Valores que munem a criança e jovem de uma capacidade integrada de auto-consciência e clareza, para orientar o seu sentido de vida, a sua “bússola”, de forma segura e sustentada.

Competências Sociais – Todos a Bordo

Valores que, na interdependência com os outros, capacitam a criança/jovem para iniciar o seu caminho em sociedade, navegando rumo a destinos harmoniosos nos relacionamentos familiares e profissionais do seu futuro.

Competências Cívicas – Partilhar Mares

Valores que sustentam o seu contributo para a sociedade, na qual deverão partilhar as suas descobertas nos valores pessoais e sociais, com um sentido de responsabilidade pelo seu legado.

Conheça melhor o Quadro de Referência de Competências do LED aqui

Navegação à Vista – monitorizar e avaliar a implementação do LED on Values

Um dos elementos distintivos do LED on Values é o seu compromisso com o rigor dos conceitos, com a eficiência dos processos e com a criação de impactos reais nos processos de ensino e aprendizagem e no clima social da comunidade escolar.

Para garantir esse compromisso, o LED on Values propõe-se a realizar uma aferição de impactos resultantes da implementação do Programa nos seguintes parâmetros:

  • Aquisição de competências pessoais, sociais e cívicas pelos alunos;
  • Comportamento pro-social dos alunos (p.e. responsabilidade e participação social);
  • Desempenho escolar dos alunos;
  • Melhoria do clima escolar e comunitário e dos processos de gestão escolar.

Esta aferição é conseguida pela aplicação de instrumentos de monitorização por métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (estudos de caso), cujos resultados são submetidos a uma “meta-avaliação” por peritos externos.

Deste processo de monitorização e avaliação resulta a identificação de mudanças que poderão ser introduzidas para aumentar a eficácia do Programa LED on Values e a disseminação das boas práticas na rede de escolas e entidades que implementam o Programa, acessíveis e continuamente actualizadas na área colaborativa de www.ledonvalues.org.

Não menos importante é a produção de uma “retro-informação” para as escolas que implementam o LED on Values e que participam neste processo de monitorização. Esta retro-informação consiste na disponibilização dos dados recolhidos junto dos alunos e demais intervenientes na escola (anónimos), dados esses que poderão ser utilizados pelas escolas para os seus próprios processos de avaliação.

Descarregue aqui gratuitamente o livro A Urgência de Educar para Valores – Um Contributo para a Literacia Social, da co-autoria de Roberto Carneiro, David Kerr, Joana Lopes, Lourenço Xavier de Carvalho, Paulo Cardoso do Amaral, Mário Henriques, João Lameiras e Pedro Almeida.

Download

(ebookLED.zip – 1.9 Mb)

Faça também download do folheto LED. Partilhe este documento onde se apresenta consolidada informação geral sobre o LED on Values:

Download

(Folheto LED Professor – 2.4 Mb)

Download

(Folheto LED’s Family – 2.1 Mb)

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.

Apresentação e Objectivos:

O módulo Valores em Acção é dirigido a crianças e jovens do Jardim de Infância ao Secundário.

É centrado em actividades de forte componente experiencial e pode ser desenvolvido em sala de aula, no exterior e na comunidade.

Os exercícios propostos têm como objectivo desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas, trabalhando valores claramente identificados, como por exemplo, amizade, cooperação, liderança, honestidade, humildade, entre muitos outros.

Materiais Pedagógicos:

Número de Aplicações dos Exercícios por
Área Curricular do Ensino Básico:

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO

74

Físico-Motora

42

Musical

4

Dramática

11

Plástica

17

ESTUDO DO MEIO

55

LÍNGUA PORTUGUESA

24

MATEMÁTICA

23

Total de Aplicações

176

1. Guia de implementação;
  • Fornece instruções de como aplicar os exercícios e como extrair as aprendizagens num ambiente de debate e de forma a potenciar a aquisição de competências e identificação dos valores trabalhados, aliando a experiência à reflexão e; a partir daí, à generalização.
  • Fornece informação sobre os exercícios e jogos pedagógicos mais adequados aos níveis de ensino dos alunos, de acordo com o tipo de competências a desenvolver.
  • Permite ao professor identificar as melhores oportunidades de implementar o módulo Valores em Acção ao longo dos objectivos curriculares, em particular do Ensino Básico, por área e bloco curricular.
2. Fichas das actividades;

Faça download da ficha 10

3. Vídeos formativos.
You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.

Apresentação e Objectivos:

O Módulo Valores da Sexualidade é dirigido a crianças e jovens do 1º Ciclos ao Secundário.

É centrado na metodologia de resolução de dilemas éticos fundados em valores e competências relevantes para a ética da sexualidade

Os dilemas éticos propostos têm como objectivo desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas, mediadas pela família e escola, que estão na base da construção dos projectos de vida afectiva e sexual saudável.

Os dilemas são apresentados em cenários como “Casos” de imediata identificação com o universo do aluno. Os cenários éticos sobre sexualidade contextualizam-se na relação com a Comunicação Social (Internet, Publicidade, etc.), Pares (Colegas e Amigos), Família, Escola, Corpo, etc.

O Módulo foi desenvolvido em estreita colaboração com a DGDC do Ministério da Educação, procurando fornecer material pedagógico e formativo sobre a Educação para Sexualidade, privilegiando a dimensão ética da sexualidade, no âmbito da Portaria 196-A2010, de 9 de Abril

Materiais didáticos:

1. Guia de implementação
  • Fornece uma abordagem ao conceito de sexualidade;
  • Clarifica a metodologia utilizada centrada em dilemas éticos;
  • Fornece instruções de aplicação dos exercícios para os métodos directivos e não directivos.
2. Guiões de exercícios

Experimente!

Faça Download do Guião 18

3. Simulador interactivo


4. Videos formativos “Educação Sexual em Meio Escolar: a Dimensão Ética da Sexualidade”

Professor Michel Renaud:
A sessão está dividida em 3 partes. Veja a primeira parte.
Testemunho

“Foram tomando consciência de que a abordagem que se pretendia com o presente módulo não era o que inicialmente pensavam, pois não se trata de uma abordagem médico-biológica mas antes de uma abordagem que procura que os alunos interiorizem Valores. Assim, a conversa que se estabelecia entre professores e alunos ia dando contornos à dimensão da palavra sexualidade.” (Professor, turma 6º ano)

Apresentação e Objectivos

O módulo Valores Europeus é dirigido em particular aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Pretende ser uma ferramenta útil para os jovens de:
  • promover o conhecimento dos jovens sobre o Tratado de Lisboa, enquanto marco essencial da construção da União;
  • permitir o contacto dos jovens com os valores e direitos fundamentais da UE, presentes implícita e explicitamente no Tratado;
  • promover o sentido de cidadania europeia dos jovens e apoiá-los na compreensão do seu papel no presente e futuro da Europa.
Este módulo foi desenvolvido e validado em estreita colaboração com o CIEJD – Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Materiais didáticos

1. Guia de implementação

 

  • Fornece uma abordagem ao conceito de Cidadania Europeia;
  • Fornece instruções de como aplicar os exercícios e como extrair as aprendizagens num ambiente de debate e de forma a potenciar a aquisição de competências e identificação dos valores trabalhados, aliando a experiência à reflexão e; a partir daí, à generalização.
2. Guiões de exercícios
Apresentação e Objetivos

O módulo Valores da Igualdade dirigido particularmente aos/às aluno/as do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, pretende:

  • Abordar o princípio da Igualdade nos fundamentos de competências pessoais, sociais e cívicas para jovens, apoiando o seu projeto de vida individual e social;
  • Sensibilizar, mobilizar e capacitar os agentes educativos para a Igualdade e seu quadro de valores fundamentais associados.

Este módulo foi desenvolvido nas regiões do Alentejo, Centro e Norte com o apoio do Programa Operacional de Potencial Humano através do Eixo 7.3 – Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais.

Materiais didáticos

1. Guia de implementação

 

  • Fornece uma abordagem ao conceito de Igualdade nas seguintes dimensões:
    • Igualdade de Oportunidades;
    • Igualdade de Género;
    • Prevenção e Combate à Violência de Género no Namoro e entre Pares;
    • Conciliação entre Trabalho e Família;
    • Cidadania;
    • Não Discriminação.
  • Fornece instruções de como aplicar os exercícios e como extrair as aprendizagens num ambiente de debate e de forma a potenciar a aquisição de competências e identificação dos valores trabalhados, aliando à experiência e à reflexão.
3. Vídeo de apresentação
You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.

Apresentação e Objectivos

O módulo LED’s Play – Jogar com Ética é dirigido a crianças e jovens entre os 6 e 12 anos de idade.
É centrado em actividades de forte componente experiencial e pode ser desenvolvido em sala de aula, no exterior, em grupos desportivos e na comunidade.
Este módulo, cuja adesão é gratuita*, têm como objetivo promover e desenvolver competências pessoais e sociais que visam melhorar comportamentos e atitudes intra e interpessoais, como o respeito e o relacionamento entre pares, a responsabilidade, a amizade, a inter-ajuda, o bem-estar, a auto-confiança e a reflexividade.
Porque a prática desportiva se deve realizar em perfeita harmonia com os princípios da ética desportiva e porque o mais importante no Desporto são os valores, as relações humanas, a inclusão social, a luta codificada e a igualdade de oportunidades, que transformam esta prática num laboratório social, o módulo LED’s Play – Jogar com Ética, pretende ser uma ferramenta para o desenvolvimento de valores fundamentais, tanto no desporto como na sociedade, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.

Materiais didáticos

1. Guia de implementação

 

Fornece:
  • Introdução ao módulo LED’s Play e fichas impressas em pasta.
  • Informação e instruções sobre como aplicar os exercícios e jogos pedagógicos.
  • Instruções de como extrair as aprendizagens num ambiente de debate e de forma a potenciar a aquisição de competências e identificação dos valores trabalhados, aliando a experiência à reflexão e; a partir daí, à generalização.



Este módulo foi desenvolvido e validado no âmbito do protocolo do iLIDH com o Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED) em parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) e com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

*A adesão gratuita a este módulo é reservada a uma pessoa responsável por cada entidade aderente (estabelecimento de ensino, grupo desportivo, etc.).