Quem Somos

30-10-2013 Jardim dos Valores Universais

iLIDH pretende recuperar o esplendor que outrora terá caracterizado o Jardim do Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra, futura casa do Programa LED, transformando-o no Jardim dos Valores Universais, um espaço intercultural e inter-religioso, de reflexão e contemplação, onde os visitantes poderão refletir sobre a importância dos valores universais.

Para ajudar a financiar este projeto, o iLIDH está a recorrer ao PPL, uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo). Gostaríamos de contar com a ajuda de todos, seja através de doações ou da divulgação da iniciativa.

Para ver o projeto Jardim dos Valores Universais no PPL clique aqui. Visite também a página do Palácio no Facebook.

30-10-2013 Concurso de Fotografia “Valores Universais”

O iLIDH, no âmbito da sua Universidade dos Valores, anuncia a abertura do Concurso de Fotografia “Valores Universais”.

As fotografias selecionadas irão ser exibidas no Museu dos Valores Universais e haverá também lugar à nomeação dos três primeiros prémios do concurso, num montante total de 450€.

O concurso decorre entre 1 de Novembro de 2013 e 30 de Janeiro de 2014 e é aberto à participação de todas as pessoas residentes em Portugal com mais de 18 anos. Saiba mais seguindo as ligações abaixo:

Aviso de abertura Regulamento do Concurso Formulário de Inscrição

17-10-2013 II Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED)/Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, a Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e o Comité Olímpico de Portugal (COP), instituem a II Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”.

Destinatários: Alunos do Ensino Secundário de todo o Pais.

Prazos: 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014. Saiba mais aqui.

27-09-2013 Equipa internacional do Barret Values Centre visita Universidade dos Valores e LED on Values

No passado dia 22 de Setembro o diretor da rede global do Barret Values Centre, Tor Eneroth, e uma equipa dos mais destacados representantes desta instituição em Portugal, Espanha, Brasil e EUA, vieram conhecer o programa LED on Values e visitar a Universidade dos Valores, em construção em Mafra.

Reconhecendo grande inovação e rigor dos resultados alcançados e partilhando a visão do grande potencial de desenvolvimento internacional destas duas iniciativas do iLIDH, estes peritos manifestaram interesse em iniciar processos de mútuo apoio institucional. Para conhecer mais sobre o Barret Values Centre, siga o link.

07-08-2013 LED – Valores de Igualdade

Experimente módulo

Experimente o novo módulo Valores de Igualdade, que procura abordar o princípio da Igualdade nos fundamentos de competências pessoais, sociais e cívicas para jovens, apoiando o seu projeto de vida individual e social, assim como sensibilizar, mobilizar e capacitar os agentes educativos para a Igualdade e seu quadro de valores fundamentais associados, clicando aqui.

Boas aprendizagens.

Ações de Sensibilização

Concluíram-se com sucesso as 26 Ações de Sensibilização/ Formação para Professores/as, previstas no âmbito do projeto LED-Valores de Igualdade e desenvolvidas em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) de vários concelhos das regiões Norte, Centro e Alentejo. Os/as professores/as tiveram a oportunidade de implementar, junto dos seus alunos/as, os recursos pedagógicos do Programa LED, dando particular ênfase ao módulo “LED – Valores de Igualdade”. Um agradecimento especial a todos os CFAEs e aos/às embaixadores/as que apoiaram este projeto e a todos os/as professores/as pelo grande empenho e interesse demonstrado ao longo destas ações. Ficaremos em contacto e sempre disponíveis para futuras colaborações.

Entre Maio e Julho deste ano, realizaram-se 12 Ações de Sensibilização para Pais, Mães e Encarregados/as de Educação, em parceria com a CONFAP e Centros de Formação de Associações de Escolas de vários concelhos das regiões Norte, Centro e Alentejo. Até meados de Outubro irão ainda decorrer mais 6 ações nas localidades de Barcelos, Gaia, Guimarães e Paredes, pertencentes à Região Norte, Estarreja da Região Centro e Santiago do Cacém da Região Alentejo.

Quem tiver interesse em participar, por favor entrar em contacto connosco para info@ledonvalues.org

29-11-2012 Um olhar sobre a Albânia

O Professor Roberto Carneiro, Presidente do Conselho de Peritos do iLIDH/LED, a propósito da constituição do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano em Tirana, do qual foi co-fundador, e no âmbito do primeiro centúrio da Albânia como país independente, escreve o artigo “Um olhar sobre a Albânia” publicado no Diário de Noticias, no dia 26 de Novembro. Para ler o artigo clique aqui.

O iLIDH estabeleceu na Albânia, em Outubro deste ano, a sua terceira representação oficial Europeia, no âmbito da sua estratégia de cooperação internacional.

20-11-2012 Desafio “Personalidades que Fizeram Histórias de Valor”

No passado dia 7 de Novembro foram entregues os Prémios LED aos vencedores do Desafio “Personalidades que Fizeram Histórias de Valor” Gonçalo Borges e Ruben Peres, da Escola Secundário Anselmo de Andrade (Almada), na Festa do 41º Aniversário da Anselmo.

20-11-2012 Conselho da Europa Integra o Conselho de Peritos do iLIDH

Desde Novembro que o Conselho da Europa, pelo seu Centro Norte-Sul, está integrado no Conselho de Peritos do iLIDH. O Conselho da Europa foi criado em 1949, no final da II Guerra Mundial, com a finalidade de promover a defesa do Direitos Humanos e concluir acordos à escala europeia para alcançar uma harmonização das práticas sociais e jurídicas em território europeu.

20-11-2012 Ações de Sensibilização de Professores

Iniciaram-se em Outubro as Ações Acreditadas de Sensibilização/ Formação gratuitas, sobre a temática “Educação para Valores e Literacia Social – Programa LED on Values” junto de professores/as, no âmbito do Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) nas Regiões Centro, Norte e Alentejo. O número de inscrições tem sido muito superior ao número de vagas disponíveis para a frequência da ação, denotando o interesse dos professores/as pelas temáticas em causa.

02-10-2012 Webinar DGE | LED Activism

A gravação da sessão Webinar LED Activism, transmitida no dia 26 de Setembro pode ser acedida a partir de http://webinar.dge.mec.pt/2012/09/26/led-activism/.

14-09-2012 Webinar DGE | LED Activism

Terá lugar no dia 26 de setembro, 4.ª feira, pelas 15 horas, uma sessão Webinar DGE, sob o tema “LED Activism”.

O iLIDH apresenta à comunidade educativa, no atual contexto social e económico controverso, uma Plataforma de Intervenção Cívica que procura gerir as relações entre os principais atores da cena social – jovens, sociedade civil, órgãos de comunicação social, comunidade científica e académica e o poder político.

Esta Plataforma – o LED Activism – pretende ser um observatório social de construção dinâmica de conhecimento sobre os fenómenos que estão no cenário da atualidade nacional e europeia, onde os jovens são participantes ativos na construção das suas comunidades através de expressão das suas questões, opiniões, experiências, preocupações e vontades e cujos resultados são encaminhados para os decisores políticos.

A sessão terá a duração de cerca de quarenta minutos e a transmissão será feita a partir de http://webinar.dge.mec.pt/.

Saiba mais em http://webinar.dge.mec.pt/ e em www.ledonvalues.org/activism.

14-09-2012 Palácio dos Marqueses, em Mafra

O iLIDH e a Câmara Municipal de Mafra celebraram em Março de 2011 um Protocolo para a concessão do Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima. Esta histórica propriedade do século XVII, da autoria do arquiteto régio Diogo Marques Lucas, localizado na zona de património protegido da Igreja de Santo André, irá acolher a instalação da Universidade dos Valores – um espaço multifacetado de investigação, exposições pedagógicas, museu, eventos, entre muitas outras valências.

Em Junho, do mesmo ano, tiveram início as obras de requalificação do Palácio e os seus Jardins para os retornar ao esplendor de outros tempos e reintegrar o Palácio nos seus amplos e afamados jardins, imortalizados pela literatura europeia dos séculos XVIII e XIX, hoje o Parque Desportivo Municipal de Mafra.

Para conhecer a história deste Palácio e acompanhar as obras de requalificação siga-nos no Facebook.

13-09-2012 LED – Valores de Igualdade | Ações de Sensibilização

O iLIDH informa que se encontram abertas as inscrições para as ações de sensibilização sobre a temática “Educação para Valores e Literacia Social – Programa LED ON VALUES” junto de professores/as, no âmbito do Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) nas Regiões Centro e Alentejo. Na região Norte as inscrições estarão abertas a partir do final do mês de Outubro.

Para mais informações, entre em contacto com o CFAE da sua área.

As ações de sensibilização são gratuitas..

13-09-2012 Projeto LED – Valores de Igualdade

O iLIDH em articulação com as Direções Regionais de Educação e os CFAEs das regiões Centro, Alentejo e Norte promoveu nos dias 28 de Maio, 13 de Junho e 12 de Setembro respetivamente, Workshops junto de professores/as, diretores/as de agrupamentos e de estabelecimentos de ensino público e privado, coordenadores/as de áreas relacionadas e diretores/as de Centros de Formação, para divulgar o Programa LED on Values e o Projeto LED – Valores de Igualdade(financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) em Coimbra, Viseu, Évora e Guimarães.

27-07-2012 Projeto LED – Valores de Igualdade

O iLIDH em articulação com as Direções Regionais de Educação do Centro e Alentejo promoveu nos dias 28 de Maio e 13 de Junho, Workshops junto a professores/as e agentes diretivos para divulgar o Programa LED on Values e o Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) em Coimbra, Viseu e Évora.

No próximo ano letivo terá início a promoção das ações de sensibilização sobre a temática da Igualdade junto de professores/as, pais, mães e encarregados/as de educação. As datas serão divulgadas oportunamente. Para mais informações, entrar em contacto com o CFAE da sua área.

26-07-2012 Museu dos Valores Universais

A Fundação Calouste Gulbenkian, o Programa Juventude em Ação e o Programa Compete disponibilizaram um apoio financeiro para o desenvolvimento do Museu dos Valores Universais, localizado no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra, sob a consultadoria da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
Ler mais

O Museu dos Valores Universais, um lugar multifacetado de experiências e aprendizagens é um projeto que tem tido significativo eco em dezenas instituições nacionais, europeias e internacionais, com o trabalho persistente do iLIDH e dos seus membros nos últimos 14 anos.

Para além das suas valências científicas e educativas, o Museu dos Valores Universais enquadra-se num contexto geográfico ímpar face aos seus objetivos de incubação e disseminação de estilos de vida sustentáveis – no concelho do país com o maior crescimento da taxa de natalidade (Censos 2011), com os melhores indicadores de qualidade de vida (cruzando indicadores de educação, cultura, ambiente e comunicações), num espaço físico com 400 anos de história e cultura, integrado em 30 hectares de equipamentos educativos e desportivos de excelência internacional, pertencente ao terceiro circuito turístico mais visitado em Portugal.

O Museu dos Valores Universais é um projeto ambicioso desenvolvido na combinação de diferentes áreas, criando e incentivando o cross-referencing e a co-produção com outros museus e instituições na base da compreensão holística de uma Europa heterogénea e de um mundo de diversidade. Baseado nos valores fundamentais inerentes a cada individuo e grupos sociais de diferentes culturas e religiões mundiais, o projeto reflete e traz uma mensagem importante no que diz respeito à diversidade cultural e religiosa, sendo que “to better understand ourselves we must learn to know the Other” (Torch, 2010), enfatizando que esta compreensão é principalmente um processo que necessita contexto e ferramentas para ocorrer. A existência de um espaço de aprendizagem trans-sectorial como o Museu dos Valores Universais irá catalisar os impactos já visíveis, em particular na aplicação do Programa de Literacia Social, LED on Values (www.ledonvalues.org, promovido pelo iLIDH), fornecendo um espaço e contexto físico para o desenvolvimento sustentado das competências essenciais da cidadania.

Para mais informações sobre o Museu dos Valores Universais ou se deseja envolver-se no mesmo, consulte o seguinte link ou contacte a coordenadora do projeto Eva Ndrio de Carvalho, para os seguintes contactos:

(email) palacio@ilidh.org

(tlm.) 96 457 5001

18-05-2012 Workshop LED – Valores de Igualdade

No âmbito do projeto LED – Valores de Igualdade, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, o iLIDH vai promover, ainda este ano letivo, Workshops nas Direções Regionais de Educação do Centro, Norte e Alentejo, dirigidos a professores/as, diretores/as de agrupamentos e de estabelecimentos de ensino público e privado, coordenadores/as de áreas relacionadas, diretores/as de centros de formação e dirigentes de departamentos de educação de câmaras municipais.

Ler mais

Os Workshops têm como objetivo a divulgação do Programa LED on Values e, em concreto, o projeto LED – Valores de Igualdade.

  • Direção Regional de Educação do Centro – 28 de maio 2012
  • Direção Regional de Educação do Alentejo – 13 de junho 2012
  • Direção Regional de Educação do Norte – data será divulgada oportunamente.

07-05-2012 Ação de Sensibilização para Embaixadores LED¹

No passado dia 23 de Abril de 2012 realizou-se nas instalações do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, (CIEJD) uma ação de sensibilização para Embaixadores/as LED, dirigida pelo Instituto Luso-Ilirio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH), em parceria com o CIEJD e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), no âmbito do Projecto LED – Valores de Igualdade, financiado pelo POPH.

Ler mais

Esta ação, com a duração de 6 horas, teve como principal objetivo formar 26 animadores/as / formadores/as multiplicadores/as , oriundos/as de diversas zonas de Portugal Continental, para o domínio da Educação para Valores, Ética, Igualdade e Cidadania, enquanto componentes centrais e transversais da ação pedagógica na escola, família e comunidade.

Desenvolver competências técnico-pedagógicas nas áreas acima mencionadas, e capacitar os Embaixadores/as para o desenvolvimento e implementação de materiais pedagógicos adequados ao contexto, adaptando-os ao público-alvo e às necessidades sentidas, foi o mote desta acção de sensibilização.

De forma a apoiar os Embaixadores LED nas ações de sensibilização que realizarão junto de pais/ encarregados de educação e professores, no próximo ano letivo, esta ação será prolongada à distância em mais 6 horas, utilizando como ferramenta de apoio o portal do Programa LED on Values.

1 Os Embaixadores LED são indivíduos seleccionados pelo seu perfil pessoal e profissional, que operam em diferentes regiões de Portugal como formadores de pais e professores, capacitados através do Programa LED on Values para desenvolver e disseminar os seus recursos pedagógicos junto dos agentes educativos.

04-04-2012 Notícia LED on Values no Portal da Educação

Programa Europeu de Literacia Social – LED on Values está em mais de 200 escolas com jogos e exercícios para alunos, pais e professores. Desafios em nome da promoção das competências do século XXI.

(Clique para ler a noticia)

03-05-2012 Entrevista ao Presidente do iLIDH

Presidente do iLIDH fala sobre o Programa LED on Values. Entrevista na Revista “Coisas de Criança”, Edição Nº 52, Página 20.

“O iLIDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano é a entidade responsável pelo lançamento do Programa LED On Values, Programa Europeu de Literacia Social. Centra a sua actividade na investigação dos fatores essenciais para o desenvolvimento humano, nomeadamente na área da Educação, numa perspetiva transectorial.” Para ler o artigo clique aqui.

14 a 17-03-2012 LED on Values na Futurália

O LED on Values marca a sua presença na Futurália, o Salão de oferta educativa, formação e empregabilidade de 2012, em parceria com a AIP. Este é um evento merecedor de destaque que aborda temáticas como a Educação, a Formação e a Informação aos jovens sobre as suas alternativas académicas e profissionais.

Entre 14 e 17 de Março a presença do LED na Futurália será caracterizada pela informação aos professores, escolas, pais e alunos acerca do que é o Programa LED e de como este pode ser útil para as competências do século XXI.

Ler mais

Para além disso, o LED desafia os professores a implementarem com a sua turma um exercício pedagógico, de um dos módulos Valores em Ação, Valores da Sexualidade ou Valores Europeus, com o apoio do Coach LED.

Para a participação neste desafio basta fazer uma pré-inscrição do Professor e sua Turma no seguinte formulário, até às 17h horas do dia 09/03/2012. Posteriormente o LED confirmará a participação dos inscritos nas actividades.

Informamos que as inscrições são limitadas e serão feitas por ordem de recepção do formulário devidamente preenchido.

Participe e conheça, com a bússola do LED, um futuro melhor.

Mais informação em:

www.futuralia.fil.pt

27-02-2012 Valores do Desporto

O Plano Nacional de Ética no Desporto, sob o lema “Move-te por Valores” foi apresentado dia 27 de Fevereiro pelas 18h no Teatro Camões.

O LED on Values, sendo parceiro deste Plano, marcou a sua presença no evento e na iniciativa do Governo, de forma a promover os valores do desporto junto dos jovens e crianças.

Ler mais

Esta cerimónia contou com as intervenções do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude. O PNED é uma iniciativa que visa um conjunto de acções estruturadas e planificadas que promovem os valores inerentes ao desporto consagrados em documentos como a Carta Olímpica e o Código de Ética do Desporto. O iLIDH, através do LED on Values, pela sua ampla experiência na educação para valores, é o parceiro da área da formação deste Plano, estando já a desenvolver um Kit pedagógico par ao PNED.

Mais informação em:

www.pned.pt

4-01-2012 Director do LED coordena trabalho para criação de base de dados Europeia sobre Educação para Valores

O Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH – Portugal), responsável pela implementação do programa LED on Values, encontra-se a coordenar o projecto internacional DAVID que visa aumentar o interesse e apoio, entre diversos actores sociais – decisores políticos, investigadores, professores, organizações da sociedade civil – e na maioria dos países europeus, sobre as questões relacionadas com Educação Cívica, para Cidadania e Valores (ECCV) e responder à procura crescente de dados com qualidade sobre ECCV.

Ler mais

A reunião de preparação para o arranque do projecto DAVID realizou-se nos dias 12 e 13 de Dezembro de 2011, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo sido aberta pelo Prof. Dr.Roberto Carneiro, em representação da UCP, e presidida pelo director do LED on Values e presidente do iLIDH-PT, Dr. Lourenço Xavier de Carvalho.

Os parceiros do DAVID comprometem-se a desenhar e testar, até Outubro de 2013, um Sistema de Revisão de Intervenções (projectos, programas, iniciativas,estudos, etc.) em ECCV de 34 países europeus, de modo a estabelecer uma base de dados pan-europeia de intervenções CCVE – revistos e não revistos – Sistema de Revisão e Base de Dados de ECCV, assim como a constituição de um sistema de Certificação de Boas Práticas, com o LED on Values Certification & Recognition Award.

A revisão procura observar as intervenções e avaliar os impactos nos beneficiários a dois níveis:

desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas e comportamento pró-social.

São parceiros no projecto a Aalborg University (Dinamarca); Democracy and Development (Albânia); Maltese Mentoring Society (Malta); Charles University (Rep. Checa); iLIDH-CZ (Rep. Checa); Menon(Bélgica); UCP (Portugal) e o iLIDH-PT (Portugal), a entidade coordenadora perante a Comissão Europeia, que apostou neste projecto entre várias centenas de candidatos .

16-11-2011 LED on Values lidera projecto Europeu de Educação para valores

O LED on Values, através do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, lidera, desde este mês de Novembro, o projecto europeu DAVID. Assumindo o LED a face da estratégia de certificação de boas práticas europeias pelo lançamento e monitorização do Prémio LED on Values, tendo em vista assegurar uma utilização consistente do referido programa e a divulgação dos seus resultados.

Ler mais

O projecto europeu DAVID pretende elevar o interesse e o envolvimento dos diversos intervenientes na área da Educação em 34 países europeus relativamente à Educação para Valores e Cidadania e simultaneamente, dar uma resposta estruturada face à crescente procura de boas práticas.

A parceria irá efectuar a sua kickoff meeting, no próximo mês de Dezembro, em Portugal.Esta primeira reunião definirá os elementos de base do projecto e outros de planeamento, tais como o papel a atrubuir a cada membro da parceria.

6-11-2011 Conferência da OCDE sobre Bem-Estar infantil enaltece trabalho do LED on Values

O director do programa LED on Values, Dr. Lourenço Xavier de Carvalho, participou na Conferência de Peritos sobre Bem-Estar Infantil que se realizou, nos passados dias 2 e 3 de Novembro, no Centro de Reuniões da OCDE, em Paris.

Ler mais

Co-organizada pela OCDE, UNICEF, Learning for Well-Being Consortium e Comissão Europeia, as conclusões saídas desta conferência deverão contribuir para suportar as políticas mundiais de Bem-Estar Infantil.

Convidado para apresentar uma comunicação durante as préconferências, o director do programa LED on Values faz um balanço muito positivo da sua apresentação, com um enfoque particular sobre o LED.

“Relativamente aos principais resultados da minha participação, destaco o excelente acolhimento do LED pelos participantes, com grande reconhecimento da valia ao nível conceptual e prático e como resposta objectiva aos desafios do Learning for Well-Being.

Também a delegação portuguesa da OCDE mostrou muito interesse no nosso trabalho”, salienta.

O Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, responsável pela implementação do LED on Values, continua, pois, apostado em contribuir para uma educação para o bem-estar infantil, tendo celebrado um protocolo em Junho de 2011, em Bruxelas, com a Universal Education Foundation, com o objetivo de colaborarem na concepção e disseminação de recursos

pedagógicos centrados nos valores universais como fundamento do desenvolvimento do bem-estar das crianças e jovens.

26-10-2011 LED on Values no Creative Learning 2011

A nossa presença no Creative Learning Business Innovation 2011, da AIP-CCI, foi estimulante!

Espaço de aprendizagem, conhecimento e partilha do melhor que está a acontecer no mundo em criatividade, aprendizagem e inovação. O Creative Learning Business Innovation 2011 permitiu apresentar a centenas de participantes presentes o nosso programa LED..

Ler mais

Ao longo do passado dia 26, foram muitos os empresários, gestores, empreendedores, professores, formadores, consultores, entre outros, que visitaram o nosso stand, no Centro de Congressos de Lisboa.

Através dos folhetos LED Business e LED on Values, e de uma boa conversa na companhia do Director do LED on Values, Dr. Lourenço Xavier de Carvalho e da Coordenadora Executiva da Consultoria, Drª Cidália Rocha, convidámos os visitantes a contribuir para a implementação e desenvolvimento deste projecto educativo nas Escolas, visando o desenvolvimento das

competências do século XXI, com abordagens curriculares e transcurriculares, formais e informais e com o apoio de ferramentas colaborativas Web 2.0 – o Portal do LED.

No rescaldo da nossa presença no Creative Learning Business Innovation 2011, não podemos deixar, ainda, de agradecer o interesse e incentivo de todos os que nos honraram com a sua visita.

À AIP, agradecemos a possibilidade que nos deu de embarcar nesta aventura das novas aprendizagens e inovação, à qual esperamos voltar sempre.

A todos, o nosso muito obrigado!

 

11-04-2011 Concessão do Palácio dos Marqueses ao iLIDH

O iLIDH alcançou um acordo com a Câmara Municipal de Mafra para a concessão do Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima. Esta histórica propriedade do século XVII, que acolherá o projecto de instalação da Universidade dos Valores, está integrada nos 22 hectares de recursos desportivos, educativos e naturais da Quinta da Cerca, actual Parque Desportivo Municipal. O iLIDH irá agora desencadear esforços de financiamento do restauro do Palácio e desenvolvimento do projecto.

 

 

11-04-2011 Tese de Mestrado Sexualidade

Informamos que a Tese de Mestrado da coordenadora do módulo Valores da Sexualidade, Eva Ndrio de Carvalho – “Educação para a sexualidade no primeiro ciclo do ensino básico” – já está publicada no Repositório do ISCTE-IUL com seguinte identificador: http://hdl.handle.net/10071/2583 . Boa consulta.

9-01-2011 Protocolo LED – Centro Jacques Delors

O Centro Jacques Delors e o LED, reconhecendo a convergência dos respectivos interesses, celebraram um Protocolo com o objectivo de colaborarem na concepção e disseminação de recursos pedagógicos que visem potenciar o conhecimento dos valores europeus, dos direitos fundamentais da UE e da cidadania europeia junto dos jovens e promover a reflexão e a divulgação sobre programas de educação/formação com esse fim. No âmbito deste Protocolo o CIEJD irá integrar o Grupo de Peritos do programa LED on Values. Um dos resultados desta colaboração será a validação do novo módulo Valores Europeus, que está previsto ser publicado no final do 1º trimestre de 2011.

Mensagem Ministério da Educação:

You need to install or upgrade Flash Player to view this content, install or upgrade by clicking here.

Testemunhos de Professores:

“Esta atividade enquadra-se perfeitamente na área de Língua Portuguesa, não necessitando arranjar um tempo extra para trabalhar o Projeto LED.”

“É possível com este projeto conhecer melhor os meus alunos e as suas capacidades, bem como os valores que possuem.”

“É muito interessante trabalhar com os alunos a partir das narrativas e surpreendê-los numa abordagem positiva de valores. Foi uma experiência que nos foi surpreendendo, pelas reacções e pelos “desabafos” dos alunos.”

“Num mundo onde a comunicação tem um papel preponderante, este tipo de trabalho desenvolve o espírito de equipa, a solidariedade, o respeito pelas opiniões dos outros, entre muitos outros valores e muitas outras competências que nos parecem marcar a diferença.”

Testemunhos de Pais e Encarregados de Educação:

“O novo modelo de educação e a intervenção do LED na vida da comunidade educativa é de extrema importância e deverá ser contínuo para os efeitos pretendidos.”

“Reformular o que sei. Adequar o que sei. Pôr em prática e reforçar os valores. O facto de o meu filho me ver acompanhar a educação dele fora da vertente escolar é muito importante.”

O que as crianças aprendem com o LED:

“…a ser uma pessoa melhor.”

“…os valores de cada um de nós e que todos somos diferentes.”

“…a lidar com a fúria e começar a ter calma.”

“…a ter confiança, paciência e persistência.”

“…que por vezes não escolhemos a escolha certa.”

“…a respeitar as pessoas como elas são, a fazer trabalhos em conjunto e ficar

desinibida.”

O Programa LED on Values é conduzido por uma equipa multi-disciplinar que diariamente trabalha para fazer do LED, a sinalização moderna de um porto seguro !

LOURENÇO XAVIER DE CARVALHO

Co-Fundador e Director do LED on Values

Doutorando em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa, é licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Co-fundador e presidente do iLIDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, tendo ao longo dos últimos 10 anos participado e coordenado diversos projectos de Investigação & Desenvolvimento nacionais e internacionais e de consultadoria a organismos públicos e privados, nas áreas da Educação, Formação, Emprego, Imigração e Gestão do Conhecimento, nas quais tem actuado também como perito e membro de grupos de trabalho em programas da Comissão Europeia e da OCDE, sendo autor e co-autor de mais de uma dezena de publicações.

É o responsável pela direcção dos diversos departamentos de implementação do Programa e faz a ligação do LED com os projectos de I&D.

 

EVA NDRIO

Co-Fundadora e Coordenadora Geral do LED on Values

Mestre em Família e Sociedade pelo ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa e licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Co-fundadora e vice-presidente do iLIDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, nos últimos 10 anos tem centrado a sua carreira profissional na participação e coordenação de projectos de Investigação & Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

Coordena os processos de validação e implementação dos módulos temáticos, assim como das acções de formação dos agentes educativos do LED.

 

CIDÁLIA ROCHA

Coordenação Executiva da Consultoria LED

Licenciada em Psicologia, Variante Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Aluna da Pós Graduação Gestão da Formação, no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Desde 2006, é Formadora nas áreas de Formação de Formadores e Desenvolvimento Pessoal.

É a responsável pelas áreas de Monitorização nas Escolas e Coordenação do grupo de Consultores LED.

 

BRUNO MARQUES

Coordenação Executiva da Gestão de Conhecimento LED

Doutorando na Universidade de Aveiro, Mestre em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa, é professor Assistente na FCEE-UCP das disciplinas de Management of Information Systems e Knowledge Management.

É responsável pelas áreas do Desenvolvimento Organizacional e Gestão da Mudança e de Conhecimento.

 

JÚLIO SILVA

Coordenação Executiva da Tecnologia LED

Formado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Beja, tem desenvolvido a sua carreira profissional na área das TIs desde 1996, com especial destaque no desenvolvimento de soluções web, onde tem participado como técnico e gestor de projecto.

Leccionou Linguagens de Programação e Sistemas Operativos na Universidade Moderna de Lisboa e frequentou em 2009 o Programa Avançado de Gestão em Telecomunicações e Tecnologias de Informação na Universidade Católica Portuguesa.

IT Chief Technical Officer, é o responsável pela tecnologia, liderando as equipas de investigação e implementação de plataformas Web, suas instalações e configurações.

 

ANDRÉ XAVIER DE CARVALHO

Coordenação Executiva da Investigação LED

Licenciado em Sociologia pela Universidade Católica Portuguesa, tem desenvolvido a sua actividade como Investigador na área das Ciências Sociais e Humanas. Participou, nos últimos 5 anos, em diversos projectos de I&D, nomeadamente na área da educação, sendo membro da equipa de avaliação externa da Iniciativa Novas Oportunidades, do Observatório do Plano Tecnológico da Educação, participando ainda em diversos projectos europeus relacionados com o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e cívicas, com especial enfoque na educação para valores. É ainda formador na área Comportamental e na área da Liderança. É o responsável pelos processos de avaliação de impacto do LED nas suas diversas vertentes, conduzindo os estudos de investigação do LED.

O Programa LED on Values é continuamente monitorizado e foi desenvolvido com base em metodologias, ferramentas e materiais validados por um prestigiado grupo multi-disciplinar de Peritos Nacionais e Observadores Internacionais.

Peritos:

Ana Cláudia Valente Especialista em Perfis de Competências e Literacias.
Clotilde Pestana Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
Eva Ndrio iLIDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano.
Helena Caiado Associação Industrial Portuguesa . Confederação Empresarial.
Pedro Cunha Direcção Geral de Educação, Ministério da Educação.
Isabel Stilwell Escritora e Directora Editorial na Comunicação Social.
Joana Lopes National Foundation for Educational Research, Reino Unido.
Margarida Abecasis Serviço de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian.
Maria João Rauch Especialista em Parcerias e Políticas de Desenvolvimento Local.
Maria Teresa Ribeiro Especialista em Parentalidade e Conjugalidade, Professora Universitária.
Roberto Carneiro (Presidente) Ex-Ministro da Educação. Professor Universitário e Especialista em Educação.
Hermínio Corrêa Confederação Nacional das Associações de Pais.
Mário Cordeiro Pediatra, Escritor e Professor Universitário.
Mário Henriques Consultor de formação em Liderança e Coaching.
Michel Renaud Especialista em Ética. Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Paulo Cardoso do Amaral Professor Universitário e Especialista em Gestão do Conhecimento e Sistemas de Informação.
Rodrigo Queiroz e Melo Associação de Estabelecimentos de Ensino Privado e Cooperativo.

Observadores Internacionais:

Andrea-Rosalinde Hofer Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Daniel Kropf Universal Education Foundation, Belgium.
David Kerr Birkbeck College, University of London, Reino Unido.
Eva Christ Landesjugendwerk Bayern, Alemanha.
Irena Fricová iLIDH-CZ, Republica Checa.
Marwan Awartani Universal Education Foundation, Palestina.
Randi Talseth Voksne for Barn, Noruega.
No âmbito de projectos a decorrer destacamos os seguintes parceiros:

Destacamos ainda os parceiros:

Ministério do Trabalho, República Checa

Embaixada da Noruega, Portugal

Landesjugendwerk, Alemanha

Município de Munique, Alemanha

Agência de Desenvolvimento Regional da Bohemia Central, República Checa

Universidade Rudolf Steiner, Noruega

Universidade Católica Portuguesa / CEPCEP, Portugal

Universidade Técnica de Praga – CTU, República Checa

Universidade Karlova, República Checa

Instituto Superior de Turismo, Malta

Centro de Investigação SCIENTER, Itália

Fundação Nacional para a Investigação Educacional, Reino Unido

AISIS, República Checa

Nova Economia, República Checa

High Play, Portugal

Instituto de Soldadura e Qualidade, Portugal

Adultos pelas Crianças, Noruega

Fundação F.U.Q., Malta

Fondazzjoni Ulied Hal Qormi

MMS, Malta

 

No âmbito da Rede PT Learning Working Group, da qual o LED on Values/ iLIDH é membro fundador, temos ainda os seguintes parceiros:

Associação Empresarial de Portugal

Agência para a Modernização Administrativa

Agência Nacional para a Qualificação, IP

Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos

Centro de Formação Profissional para Comércio e Afins

EDP Inovação

Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação

Global Estratégias

Instituto do Emprego e Formação Profissional

Instituto Nacional de Administração, I.P.

Instituto da Metodologia OST

Instituto Politécnico de Lisboa

Instituto da Segurança Social

Ministério da Economia da Inovação e do Desenvolvimento

Novabase

PT Inovação

Tec Minho

Universidade Aberta

Universidade de Aveiro

Universidade da Beira Interior

Universidade de Coimbra

Universidade Técnica de Lisboa/ Instituto Superior Técnico

Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto

Instituto Politécnico de Tomar

O LED já está em cerca de 400 escolas, distribuídas por todo o País. Conheça quais: